technology

Animefanzines

business

Nippo Cult: Hakama, Moi-même-Moitié e Dandy


Hakama (袴, hákámá) é um tipo de vestimenta tradicional japonesa. Cobre a parte inferior do corpo e se assemelha a uma saia larga.
Existem dois tipos de hakama:
Inteiriço - como uma saia;
Dividido - como calças, o umanori (馬乗り, "hakama de equitação").
Originalmente eram usados por samurais para proteger as pernas enquanto andavam a cavalo. A pé, o hakama esconde as pernas, tornando mais difícil prever a movimentação, dando assim vantagem em combate.
Hoje em dia, hakamas são usados apenas em situações extremamente formais, como a cerimônia do chá, casamentos e funerais; também por atendentes de templos xintoístas e por praticantes de certas artes marciais japonesas, como aikido, iaido, kenjutsu, kendo, do-jutsu, kyudo.




Moi-même-Moitié (também conhecida somente como "Moitié", como Moi-même ou como MmmM) é uma grife basicamente Gothic Lolita, criada por Mana (o fundador e guitarrista principal da extinta banda de Visual kei, Malice Mizer, e que agora possui um projeto solo chamado Moi dix Mois). Fundada em 1999, a Moi-même apresenta estilos idealizados por Mana com base em estilos pré-existentes nas ruas japonesas - Elegant Gothic Lolita e Elegant Gothic Aristocrat. Suas roupas aparecem freqüentemente na revista japonesa "Gothic & Lolita Bible".
Suas roupas possuem ótimo caimento e são muito bem trabalhadas. Além disso, o renome do criador da marca ajuda a elevar os preços de suas peças. Vestidos de outras marcas gothic lolita custam cerca de 24,000 ienes, mas os vestidos da Moi-même custam, em média, 49,550 yen. A grife produz camisas, casacos, vestidos, saias, bolsas de mão, headwears (tipo de tiara usada na moda Lolita) e até roupas de baixo (como bloomers, e anáguas, usadas para dar volume à saias e vestidos). Ás vezes até a produção de sapatos em edição limitada estão disponíveis. As roupas da Moi-même-Moitié são geralmente feitas de tecidos de algodão preto, veludo ou seda com rendas e apresentam alguns detalhes em azul escuro ou branco. Um tema comum a ser aplicado nas roupas são estampas com portões de ferro, que geralmente ficam na "bainha" de vestidos, saias e em algumas bolsas. Alguns dos itens possuem o slogan da grife, "Elegant Gothic Lolita Aristocrat Vampire Romance."
A marca é famosa entre bandgirls fãs de Malice Mizer e Moi dix Mois, que "adoram" Mana. Suas idéias sobre a moda aristocrat e a moda gothic lolita japonesa também são populares entre lolitas que não gostem necessariamente de visual kei.
Nota: No Japão, os nomes EGL e EGA NÃO são usados para se referir a uma pessoa. Não se diz "sou egl" ou "me vesti de ega". Os estilos continuam sendo gothic lolita e aristocrat, ainda que as roupas usadas sejam das linhas Elegant Gothic Lolita ou Elegant Gothic Aristocrat da Moi-même-Moitié.



Dandy é um estilo de moda japonês inspirado na era vitoriana. Costumava-se denominar dandy (dândi, em português) aquele homem de boa renda e fantástico senso estético, mas que não pertencia à nobreza.
Hoje em dia, o estilo também geralmente sofre influências do gótico, do punk, e de roupas masculinas clássicas de outras épocas.
O Dândi (em inglês Dandy), o cavalheiro perfeito, é um homem que escolhe viver a vida de maneira superficial. Como uma máscara, ou um símbolo, ele nega seus sentimentos e questionamentos humanos para viver uma vida de aparências. Há dois tipos de Dandy O Gothic, geralmente representados por vampiros.O Classical, geralmente normal, não influenciado pela sub cultura gótica.
Post A Comment
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

Nenhum comentário :


three columns

cars

grids

health