JAM Project
JAM Project (Japan Animationsongs Makers Project, ou "projeto de compositores de temas de animação japonesa" em português) é um grupo de cantores formado no Japão em 19 de julho de 2000.
Origem
Na década de 90, os cantores de músicas de animes, tokusatsus e video-games estavam em baixa. O mercado estava decaindo e assim, as grandes gravadores começaram a usar os animes como forma de divulgação de seus cantores/bandas. Isso fez com que animes tivessem músicas pop em suas aberturas e encerramento. Geralmente essas músicas em nada tinham a ver com o anime em questão, a letra das mesmas não contavam a história do anime, nem tão pouco falavam sobre os personagens.No ano 2000, Eizo Sakamoto, um dos mais importantes metaleiros do Japão, chamou Hironobu Kageyama (até então o mais famoso cantor de animesongs internacionalmente) e Ichiro Mizuki (apelidado de "rei das animesongs") para criar um grupo de cantores de animesongs para realizar um concerto nos EUA. A partir dessa idéia inicial, Rica Matsumoto, por seu sucesso com o anime Pokémon, e Masaaki Endoh, naquela época trabalhando muito com Kageyama, foram chamados para a formação do grupo. Os 5 cantores reuniram suas idéias e, com o apoio da recém-formada gravadora Lantis, estava formado o JAM Project, com o intuito de resgatar o espaço das animesongs que estava sendo ocupado por artistas de músicas pop. Atualmente, graças ao sucesso que o grupo obteve, se tornou o mais famoso grupo de animesongs do mundo, sendo até mais importante que as carreiras solo de seus integrantes.
Integrantes
A primeira formação do JAM Project era com Hironobu Kageyama (fundador e líder do grupo), Eizo Sakamoto, Ichiro Mizuki, Masaaki Endoh e Rica Matsumoto.Com dois anos de JAM Project, Kageyama ouviu e gostou muito de um novo cantor de animesongs que estava aparecendo bem no mercado com as músicas do anime One Piece, esse cantor era Hiroshi Kitadani. Com a aprovação de todos, em junho de 2002 Kitadani se juntou ao grupo, que agora contava com 6 participantes. Porem esse número de 6 participantes não durou muito, pois 2 meses depois, em agosto de 2002, Ichiro Mizuki anunciava sua retirada do grupo. O mais velho integrante do JAM Project, Ichiro Mizuki, agora seguiria apenas sua carreira solo, deixando Kageyama, agora o mais velho, no controle do grupo, que novamente voltava a ter 5 integrantes.
Quase um ano se passou e em março de 2003, Eizo Sakamoto, membro fundador do grupo junto com Hironobu Kageyama, anunciou sua retirada do grupo devido ao seu trabalho paralelo, a banda de animesogns-metal Animetal, do qual era vocalista principal e líder. Mas o JAM Project não ficou muito tempo com 4 integrantes, pois no mesmo mês Masami Okui( uma das mais famosas animesingers, se não for a mais famosa ) e Yoshiki Fukuyama (vocalista e guitarrista da banda Fire Bomber, conhecida principalmente por cantar as músicas do anime Macross 7) se juntaram ao JAM Project que agora contava com 6 integrantes, Hironobu Kageyama, Masaaki Endoh, Rica Matsumoto, Hiroshi Kitadani, Masami Okui e Yoshiki Fukuyama.
Em 2005, o JAM Project promoveu um concurso para mais um novo integrante, no qual quem ganhou foi o brasileiro Ricardo Cruz, e agora o JAM Project contava com 7 integrantes, o maior número de integrantes desde a fundação do grupo. Ricardo Cruz não era um integrante fixo, apenas fazia algumas participações com o grupo, suas primeiras músicas gravadas foram GONG, Neppu! Shippu! Cybuster e STORMBRINGER, essa última contou também com a participação especial de Ichiro Mizuki. Essa última formação durou de 2005 até abril de 2007, foi a formação que mais durou.
Foi então que no dia 7 de abril de 2008, Rica Matsumoto anunciou sua retirada do grupo no site oficial do JAM Project devido aos seus trabalhos paralelos como dubladora. Rica Matsumoto era responsável pela dublagem do personagem Ash (Satoshi, no japonês), o personagem principal do anime Pokemon, também conhecido em outros países como Pocket Monsters.
O JAM Project voltava a ter 6 integrantes. Muitos especulavam sobre uma nova possivel integrante para ocupar o lugar de Rica, pois ela era considerada a voz mais potente do grupo, mais até que a dos integrantes masculinos, então alguns nomes foram falados em foruns japoneses como Nana Mizuki, Chihiro Yonekura e Misato Aki, todas elas já fizeram algum tipo de participação especial em shows do grupo e na carreira solo de seus integrantes, porem nada houve, e assim, com 6 integrantes e sem a Rica Matsumoto o JAM Project partiu para sua primeira turnê mundial, intitulada NO BORDER.
Em 2004, com três de seus seis integrantes (Hironobu Kageyama, Masaaki Endoh e Masami Okui) o JAM Project veio ao Brasil para a participação no maior evento de cultura japonesa nas Américas, o Anime Friends 2004, Kageyama conheceu o brasileiro Ricardo Cruz, que até então cantava em uma banda que fazia covers de animesongs. Nesse evento apenas muito poucas músicas do JAM Project foram cantadas, pois quem estava alí não era o JAM Project e sim alguns de seus integrantes promovendo suas carreiras solo.
Kageyama gostou muito da voz de Ricardo Cruz, e pediu uma fita demo.
Em 2005, com essa fita demo em mãos, Kageyama inscreveu Ricardo Cruz num concurso promovido no Japão para encontrar mais um novo integrante para o JAM Project. Ricardo Cruz sem saber que estava inscrito, foi convidado por Kageyama a ir ao Japão participar do concurso. Ricardo Cruz não só participou como ganhou o concurso.
Mais uma vez em 2005, Ricardo Cruz foi ao Japão para gravar sua primeira música, o tema da turnê de 2005, GONG.
Post A Comment
Nenhum comentário :