technology

Animefanzines

business

A síndrome dos 3 macacos e as emissoras

Me lembro como fosse hoje da época em que os animes dominavam a programação infantil das TVs brasileiras.  As horas assistindo CDZ, DBZ, Yuyu hakushô, Samurai X, Digimon, Yu-gi-oh!...me transformaram no otaku que sou hoje.
Muito podem até dizer que não, mas a verdade é que devemos agradecer (e muito) às emissoras pelo que temos no Brasil relacionado a anime e mangá. Muito antes do advento da internet, graças a Tv o vírus nipônico se espalhou pelo país. Bem antes do "fenômeno Naruto" se espalhar pelo globo (via internet), os cavaleiros de atena já haviam conquistado uma legião de fiéis fãs. Depois deles, muitos outros serviram ao mesmo propósito, formando novos e novos admiradores destes personagens de olhos grandes, mesmo com seus cortes grotescos e adaptações de chorar (e que eram imperceptíveis por muitos na época).
Porém, de uns anos para cá a coisa vem mudando. É raro ver um anime na Tv aberta e quando vemos, muitas vezes não são exibições nacionais ou são retirados do ar antes de sua exibição completa. Por mais que se reclame, se sugira, as emissoras estão sofrendo da síndrome dos 3 macacos: não nos escutam, tapam os olhos ficam mudos diante das nossas reclamações. Nós fãs, ficamos sem entender o motivo de tanta (por falta de palavra melhor) hostilidade, afinal, também somos telespectadores e garantimos a audiência deles. mas, a verdade é que não somos o "público alvo" deles.
Por mais que a cultura otaku esteja se espalhado pelo país e o mito de que anime é coisa de criança esteja sendo aos poucos sepultado, a maioria das pessoas (leia-se pais) ainda não pensa assim. E como é a maioria que decide as eleições, são eles que também decidem em que horário as animações (japonesa ou não) poderão ser exibidas, direcionando-as para o público infantil. Por esse motivo, as animações são "adaptadas" para se adequar ao que a sociedade acha correto ser exibido para crianças (e se esquecem de que perguntar se elas querem adaptação, isso é uma democracia? =P). Não adianta fazermos protesto ou tentar boicotar a exibição para que isso seja corrigido, pois isso acaba não resolvendo nada e ainda faz com que a série saia do ar antes de seu termino (afinal, com tantas críticas e com uma baixa audiência, de que adianta perder tempo exibindo uma série?). Por isso, passam a agir igual aos macaquinhos que ilustram esse artigo: não nos ouvem, não nos dão explicações e fingem não nos enxergar. Nos ignoram completamente.
Se ao invés de fazermos tantas críticas e reclamações, por que não dar sugestões construtivas? Ao invés de reclamar dos cortes, que tal sugerir novos meios (inteligentes é claro) de exibição do anime na íntegra? Quem sabe pedindo com educação (ao menos uma vez eles nos atentam).
Até a próxima! o/


(Voltando de férias com todo o gás! Escrevi isso vendo o exemplo do retorno de CDZ à telinha. A Band ouviu os fãs que pediram com jeitinho e a série está sendo exibida em vários horários. É, a união faz o otaku...digo, a força!)


Post A Comment
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

2 comentários :

  1. concordo plenamente com isso, mas acho que muitas emissoras não nos dariam ouvidos mesmo assim

    ResponderExcluir
  2. eu via animes na band,mas pararam de exibir TT.TT
    Tomaram que eles voltem a exibir as maravilhas do mundo otaku

    ResponderExcluir


three columns

cars

grids

health