technology

Animefanzines

business

As Crônicas do Otaku 2010: Retrospectiva 2009 (em 2010 ^ ^)



E como primeira crônica de 2010 (que deveria ter sido postada aqui a muito tempo e que por falta de tempo - e um pouco de preguiça - foi jogada para este ano), farei um retrospectiva do ano que passou com os principais (que eu lembro) acontecimentos de 2009.

Séries falecidas ressuscitaram com força, os animes ganharam espaço na mídia (nacional e internacional -embora tenham sido retalhados como Sushi =P) e invadiram as telonas. Uma leva de novos mangás chegaram ao país e a cultura otaku se disseminou ainda mais.

O ano foi marcado pelo retorno de animes consagrados, como Cavaleiro do Zodíaco (em lost canvas), Fullmetal Alchemist, Inuyasha e Dragon Ball Z (que virou Dragon Ball Kai e ainda tem gente que pensa ser outra história =P), que ganharam novas animações agradando (ou não) os fiéis fãs.

Muitas aquisições foram feitas no ano que passou. alguns animes chegaram a ser exibidos antes da TV paga (como é o caso de Digimon Data Squad e Naruto), demonstrando o interesse das emissoras em agradar os otakus  (e lucrar com isso é claro).

Não foram só os animes que ganharam espaço na mídia. Nós otakus também tivemos nossos 15 segundos (põe segundo nisso) de fama. Esse ano bateu todos os recordes de reportagens na TV que envolvessem Otakus, de pequenas coberturas de grandes eventos a entrevistas com cosplayers. Jornais e revistas de grande circulação passaram (aparentemente) a nos dar mais valor e traziam matérias sobre animes e mangás.

O mercado editorial nunca esteve tão movimentado. Foram muitos lançamentos de séries bastante esperadas pelos fãs e que já faziam sucesso por aqui. Os artistas nacionais ganharam ainda mais destaque no mercado internacional.

O bloqueio criativo  dos americanos parece que está ficando cada vez pior. Dezenas de live actions foram anunciados  e lançados. Em alguns casos, como em Transformers (que embora tenha sido americanizado, ainda dava pra engolir), os fãs não tiveram do que reclamar. Outros, o filme era de chorar (sem saber se é de tristeza ou risada), como os farcassos Dragon Ball Evolution e Street Fighter: Legendo of Chun-li.

O ano também foi marcado por momentos tristes, como a morte de Yoshito Usui, autor de Shin Chan, em um trágico acidente.

2009 foi um ano incrível, repleto de coisas (que eu precisaria de 3 ou 4 vezes a mais a quantidade de linhas que usei neste artigo). O ano de 2010 promete.

Até a próxima o/



(lembranças tiradas da minha memória, que pode estar meio confusa depois do reveilon, sabe como é né, muita ceia, sidra...^^)



Editado em 14/04/2010
Post A Comment
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

Nenhum comentário :


three columns

cars

grids

health